
Serra Pelada recebe a segunda edição do Festival Cultural Talentos 18 Kilates no dia 06 de junho
Após o grande sucesso da estreia, a comunidade de Serra Pelada, no sudeste do Pará, se prepara para mais um momento de celebração cultural. A segunda edição do Festival Cultural de Serra Pelada – Talentos 18 Kilates acontece no dia 06 de junho, a partir das 16h, na Praça da Juventude, reunindo arte, tradição e o brilho dos talentos locais e regionais.
Nesta edição, o clima junino toma conta do evento com a presença marcante da quadrilha Explosão Junina, criada em 04 de abril de 2017, em Curionópolis-PA. Fruto de dezenas de ensaios e da paixão pela cultura popular, o grupo emociona o público com espetáculos vibrantes que preservam a tradição das festas juninas com muito ritmo, cores e alegria.
A noite também contará com o show da talentosa Faby Almeida, nascida em Tomé-Açu (PA), que leva ao palco sua voz doce e envolvente. Com mais de 70 composições autorais, Faby iniciou sua trajetória artística ainda na infância e hoje se destaca no cenário musical regional com um repertório romântico e autêntico, que cativa plateias por onde passa.
O Festival Talentos 18 Kilates é uma realização da Associação dos Empreendedores de Serra Pelada, que segue empenhada em valorizar a cultura local e fortalecer o empreendedorismo da comunidade. A iniciativa conta com patrocínio master do Instituto Cultural Vale, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, além do apoio da Prefeitura de Curionópolis, Oz Minerals e Sebrae, e realização do Ministério da Cultura, Governo Federal – União e Reconstrução.
A primeira edição, realizada no dia 03 de maio, foi considerada o maior evento cultural da história de Serra Pelada. Com um público vibrante, o festival abriu com a apresentação do grupo “Flores do Carimbó”, de Canaã dos Carajás, seguido pelo espetáculo musical de Tom Ferreira, de Parauapebas. O evento foi marcado por uma rica programação cultural e a participação de empreendedores locais, reforçando o potencial artístico e econômico da região.
Com sua segunda edição, o Festival 18 Kilates se consolida como um importante espaço de expressão e valorização da identidade amazônica. Mais que um evento, é um encontro de talentos, tradições e oportunidades.
Sobre o Instituto Cultural Vale
O Instituto Cultural Vale acredita que a cultura transforma vidas. Pelo quarto ano consecutivo é o maior apoiador da Cultura no Brasil, patrocinando e fomentando projetos em parcerias que promovem conexões entre pessoas, iniciativas e territórios. Seu compromisso é contribuir com uma cultura cada vez mais acessível e plural, ao mesmo tempo em que atua para o fortalecimento da economia criativa.
Desde a sua criação, em 2020, o Instituto Cultural Vale já esteve ao lado de mais de 800 projetos em 24 estados e no Distrito Federal, contemplando as cinco regiões do país em com investimento de mais de R$ 1 bilhão em recursos próprios da Vale e via Lei Federal de Incentivo à Cultura, a Lei Rouanet. Dentre eles, uma rede de espaços culturais próprios, com visitação gratuita, identidade e vocação únicas: Memorial Minas Gerais Vale (MG), Museu Vale (ES), Centro Cultural Vale Maranhão (MA) e Casa da Cultura de Canaã dos Carajás (PA). Onde tem Cultura, a Vale está. Visite o site do Instituto Cultural Vale: institutoculturalvale.org